fbpx

“Sol que racha é conta que baixa!”

Conte Conosco Para Gerar a Sua Energia

Você já pensou em gerar sua própria energia elétrica com ajudinha do sol? Nós mapeamos o potencial fotovoltaico da cidade pra ajudar a quem quiser investir na geração de energia limpa e renovável. Tem todas as informações aqui: http://bit.ly/2eLAO0q. Afinal, o sol não serve só pra gente fritar na praia no verão, né? 😉 #SustentabilidadeRio

“Conhecido mundialmente por suas belezas naturais e por ser uma cidade solar, o Rio de Janeiro possui um aplicativo que permite identificar o potencial de geração de eletricidade nos telhados do município. Isso pode ser visto no Mapa Solar do Rio de Janeiro, um estudo inédito no país, que mapeou 1,5 milhão de telhados e mostra que o potencial de geração fotovoltaica (energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade) nas áreas mapeadas é maior que o consumo residencial da capital.
Esse aplicativo, que pode ser acessado no site do Mapa Solar do Rio, possibilita viabilizar dados como a irradiação solar e a área disponível em cada edifício da cidade.
O diretor de Informações do Instituto Pereira Passos (IPP) – órgão de pesquisa e informação sobre a Cidade do Rio de Janeiro – Luiz Roberto Arueira, explica que o Mapa Solar foi desenvolvido através de uma simulação 3D com base em dados tridimensionais do relevo e das edificações, exceto nas que estão em áreas de ocupação informal. Para o cálculo, foram escolhidos os dias com maior e menor insolação no ano de 2015.
– O IPP contribuiu com o fornecimento das informações dos mapas da cidade e das edificações para calcular em cada um dos telhados da cidade qual é o potencial de geração fotovoltaica. Em função disso, geramos o mapa onde as cores mais quentes, na cor vermelha, têm o maior potencial de energia fotovoltaica. Essa é uma aplicação diferente, nova e útil, principalmente, no momento que vivemos onde a energia renovável é a saída – diz Arueira.” (….) http://prefeitura.rio/web/guest/exibeconteudo?id=6547883

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *